A versatilidade do veludo molhado, a grande aposta do inverno

Das passarelas das semanas de moda para o cotidiano das fashionistas, o veludo molhado vem conquistando aos poucos as mulheres. Podem ser peças completas ou apenas acessórios, mas o fato é que acrescentam sofisticação ao look despojado e charme ao formal. Aparece nas mais diversas ocasiões e formas, desde vestidos com fendas e decotes, até botas coloridas que quebram a monocromia dos looks. O veludo voltou no inverno de 2016, mas promete ser uma tendência de força nesta temporada.

O veludo molhado chega às blusas e camisetas como forma de quebrar o look formal e o deixa despojado. As peças são acompanhadas de um corte mais largo, estilo oversized, e com mangas.

Outro corte de blusas que também são muito frequentes com o tecido são as regatas muito semelhantes ao corte dos slip dress. O propósito desse outro corte é poder usá-la como uma sobreposição à uma camiseta. A tendência da sobreposição chegou na última temporada e permanece.

Além de usar com uma camiseta por baixo, outros formas de usar a blusa de veludo molhado é com uma calça jeans bem justinha para contrapor o oversized da peça ou um shorts destroyed que acentua ainda mais a intenção da peça de deixar o look despojado.

As mini bags ou tira-colos feitas no veludo molhado são uma opção para quem não tem coragem de adotar o tecido de forma radical. Dão um charme a composição por quebrarem o look com tecidos mais convencionais. Além disso, pode ser usada nas mais diversas ocasiões sem a preocupação de estar exagerado ou não condizer com o dress code proposto.

No dia a dia, a bolsa de veludo molhado pode vir acompanhada do jeans e da sarja no look e dá sofisticação ao quebrar o despojado dessas peças. No caso de uma ocasião mais formal, o veludo já está condizente com a sofisticação e então pode agir de forma inversa, deixar o look mais despojado ou quebrar alguma monocromia se for colorido.

O macacão tem se mostrado cada vez mais uma peça híbrida e versátil. Pode ser usada tanto para o cotidiano, com o tecidos mais despojados, como é o caso do elastano, modal, viscose e algodão, quanto para eventos que pedem um dress code esporte fino ou completo, com a seda e o cetim. A novidade para essa peça é o veludo molhado nas composições.

Ele dá o ar moderno para o dia a dia, mas carrega consigo a elegância que é pedida em eventos formais. Para as mulheres que gostam de ousar, os tons rosé e off white aparecem muito no veludo molhado, o único cuidado que se deve ter ao usar essas cores são os acessórios, que devem ser mais discretos, uma vez que o macacão em veludo colorido já chama bastante atenção por si só.

Para as que não gostam muito do brilho e luminosidade do tecido, os tons mais escuros são uma aposta, tendo em vista que enganam e os deixam mais suave. Com o pertinho básico não tem erro, mas quem quer atrever-se um pouco mais, o azul marinho e o verde militar são opções para sair do padrão.

A saia de veludo molhado não tem muito segredo. Aparece de todas as formas, desde mini saias rodadas até a saia midi no corte lápis. Assim como todas as outras peças citadas, a saia com esse tecido pode passar a impressão de sofisticação e elegância, ou de um look despojado. O que vai definir qual dos casos o look vai seguir são as outras peças e acessórios que o compõe.

Para um look do dia a dia, por exemplo, pode-se usar a saia midi com corte lápis preta e combinar uma camiseta com pequenas estampas e um tênis. No caso de uma ocasião em que o dress code é esporte fino ou completo, uma camisa de seda, uma sandália e brincos longos não deixam a desejar de forma alguma.

Como já dito, o principal propósito do sapato de veludo molhado é quebrar a monocromia do look. As cores mais frequentes desta estação são o azul marinho e o rosé. O preto também é presente, mas a tendência é que os sapatos coloridos tenham mais evidência no cotidiano.

As botas aparecem na maior parte das vezes com os slip dress como sobreposição de camisetas, com saias de couro, o que mistura texturas e compõe uma nova tendência para essa temporada, ou com calças jeans cropped, geralmente destroyed.

Outro sapato em alta é o scarpin de salto grosso e bico arredondado. O estilo boneca, além de acrescentar elegância ao look, dá feminilidade e combina com todos os tipos de composições ou ocasiões, desde situações do cotidiano, como programas aos finais de semana ou trabalho, até festas que pedem uma roupa mais formal.

 

 

Bárbara Santucci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *